TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
23
nov
2011
 Entrevista: Claúdio Bruehmüller, presidente da Ice Cola
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  



O empresário catarinense Cláudio Bruehmüller, presidente da Ice Cola e da Amazon Flavors, fabricante de ingredientes para a indústria de bebidas com sedes na Flórida (Estados Unidos) e em Manaus (AM), aprecia o enfrentamento de grandes desafios no mercado de bebidas. Em 2008, quando a fórmula da Ice Cola foi lançada, não imaginava que o produto chegaria a incomodar, em tão pouco tempo, as líderes multinacionais do segmento, Coca-Cola e Pepsi.

A Ice Cola é produzida em várias regiões brasileiras por fabricantes como a Dore, de João Pessoa (PB), que completa um século neste ano, e a Arco-Íris, de São José do Rio Preto (SP). As empresas regionais são franqueadas e também sócias do negócio - juntas, detêm 50% da empresa Ice Cola Par. Os padrões de qualidade e gestão, além das estratégias comerciais da marca, são estabelecidos pela Ice Cola Par, que fornece um kit de lançamento com campanha para TV, outdoor e materiais de ponto de venda.

Em uma entrevista exclusiva concedida à revista “Bebidas e Afins” durante a segunda edição do Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), promovida de 8 a 10 de novembro em Brasília (DF), Bruehmüller, que também é proprietário dos Refrigerantes Marajá, de Rondonópolis (MT), falou sobre a importância do Confrebras para o setor de bebidas, a expansão da Ice Cola e também ressaltou o potencial do Brasil para os próximos anos.

BEBIDAS E AFINS – Qual é a posição ocupada pela Ice Cola no mercado de refrigerantes atualmente?

CLÁUDIO BRUEHMÜLLER – O mercado brasileiro de refrigerantes já é o terceiro maior do mundo, com uma produção anual de 16 bilhões de litros. Cerca de 60% desse volume é representado pelos produtos sabor cola, o que é bastante significativo. Dessa forma, não poderíamos ficar de fora. No momento, estamos com 18 franqueados, sendo que o nosso objetivo para o biênio 2012-2013 é chegar a 35 franqueados, cobrindo todo o País. O projeto Ice Cola é desenvolvido com fabricantes brasileiros independentes, historicamente com forte presença no segmento de guaranás, que compartilham o objetivo de reforçar posições comerciais no ramo de colas, enfrentando a concorrência de duas companhias globais (Coca-Cola e Pepsi).

BEBIDAS E AFINS – Como estão os negócios no setor de concentrados e extratos?

BRUEHMÜLLER – No Brasil, é um mercado interessante e promissor. Frutas como guaraná e açaí estão sendo muito consumidas no Brasil e também no exterior. A Amazon Flavors é uma empresa que fabrica diversos tipos de ingredientes para a indústria de bebidas, como extratos naturais, principalmente de guaraná, e também de sabores como noz de cola e açaí. Temos muitos clientes no Brasil e exportamos para outros países. Gostamos de trabalhar com produtos naturais e similares, o que hoje é uma demanda do consumidor.

BEBIDAS E AFINS – Qual é a sua avaliação sobre a importância do Confrebras?

BRUEHMÜLLER – O Fernando (Rodrigues de Bairros, presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) e toda a diretoria estão de parabéns por essa iniciativa, que é fantástica. Além de rever amigos fabricantes e clientes de todo o Brasil, o evento também é uma oportunidade para apresentar lançamentos e verificar as expectativas sobre os nossos projetos.

BEBIDAS E AFINS – Em que medida a atuação da Afrebras pode beneficiar as fabricantes no que se refere à carga tributária?

BRUEHMÜLLER – O trabalho da Afrebras é muito importante. Todos os empresários que atuam no Brasil sabem que a carga tributária é excessivamente alta. Em algum momento, isso precisa ser abordado. No setor de bebidas, as fábricas independentes são obrigadas, muitas vezes, a sofrer com uma tributação mais pesada do que aquela aplicada às multinacionais. Essas distorções precisam ser corrigidas.

Se os impostos diminuíssem, tornando-se pelo menos um pouco mais justos, o próprio Governo ganharia com isso. Mesmo com uma queda na arrecadação em um primeiro momento, acabaria havendo uma compensação posteriormente, com o aumento do consumo. Com um maior volume de vendas, a arrecadação aumentaria e a economia do País seria beneficiada.

Só para se ter uma ideia, as maiores economias do mundo têm uma carga tributária menor, como é o caso do EUA, que está abaixo de 30% do PIB (Produto Interno Bruto), muito menor do que a brasileira, que já é acima de 40%. Lá, eles tributam os ganhos e rendimentos, enquanto aqui os impostos incidem sobre o consumo, o que gera um efeito danoso. A diretoria da Afrebras ainda tem muito trabalho pela frente por essa causa, que é justa e precisa ser abordada pelos nossos políticos e autoridades.

BEBIDAS E AFINS – Quais são as expectativas para 2012?

BRUEHMÜLLER – O ramo de bebidas é desafiador, por isso é necessário manter um otimismo. Tenho boas expectativas, apesar da preocupação de muitos com a atual crise mundial, envolvendo Europa e EUA. No entanto, o Brasil está com uma economia mais sólida e tranquila, com saldo comercial positivo. O principal problema é a carga tributária alta. Mas, hoje o País representa uma bela oportunidade de negócios, com a presença de vários investidores estrangeiros. Por isso, temos que acreditar, investir e trabalhar, nos preparando especialmente para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que irão gerar um forte movimento na economia. Precisamos demonstrar o quanto podemos ser pessoas sérias e trabalhadoras.

 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Clube Refri, um site de assinatura de refrigerantes
 
 
 
4
 
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
5
 
 
  Empresas de refrigerantes da região Sul de Minas registram crescimento acima da média nacional
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |