TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
» Tele História
 
 
 


6
7
nov
2011
 O retorno da Tubaína
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  



Por décadas, muitos brasileiros se acostumaram a entender o termo “tubaína” como sinônimo de refrigerantes de diversos sabores produzidos por fábricas que atuam em suas respectivas regiões. Contudo, “Tubaína” é, desde 1932, uma marca registrada pela Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, de Jundiaí (SP). Com a proposta de resgatar esse legado, a empresa relança em 2011, com este nome, o seu principal refrigerante de guaraná, com a cor do caramelo e o sabor do tutti-frutti, o que remete ao primeiro produto com o nome “Tubaína”, uma bala criada pela empresa em 1930, quando ainda era uma fábrica de doces e se chamava Canedese & Cia.

Atualmente, a Ferráspari comercializa a “Turbaína” (marca registrada desde 1934) como a representante dessa história. Entretanto, depois de realizar diversos levantamentos junto aos consumidores, constatou que poderia retomar a antiga denominação. “De forma geral, a imagem da Tubaína é muito positiva, uma lembrança favorável que remete a momentos alegres. Há uma disposição dos consumidores em adquirir o produto, que possui características únicas e marcantes de cor e sabor, se o encontrar nos pontos de venda”, destaca o presidente da Ferráspari, José Gáspari.

O projeto de relançamento é ambicioso: um sistema de produção e distribuição composto por diversas fábricas de refrigerantes regionais espalhadas pelo Brasil, coordenadas por um sistema unificado de gestão, que cuidará também do fornecimento da fórmula concentrada e também do marketing do produto. “O pool de empresas vai trabalhar como se fosse uma só companhia. Dessa forma, a Tubaína terá uma só imagem e a mesma qualidade em todo o País, o que irá gerar um refrigerante genuinamente brasileiro”, explica Gáspari.

A Tubaína será comercializada na versão tradicional e em apenas duas variações: Tubaína Zero (sem açúcar) e Tubaína Limão (com adição de limão na fórmula). A comunicação em torno da bebida reforça a ideia de originalidade, com as mensagens “A primeira, a verdadeira” e “Só existe uma desde 1953”, ano em que o processo de registro da marca foi concluído de forma definitiva. O slogan adotado na campanha é “O que é bom é pra sempre!” e, no rótulo, “Viva seus melhores momentos!”, alusivo ao fato de que a Tubaína é geralmente associada a bons momentos com familiares e amigos, especialmente na infância.

As fábricas que aderirem ao sistema proposto pela Ferráspari deverão seguir algumas diretrizes: produzir com concentrado único, usando formato de embalagem e rótulos padronizados, dentro de normas e condições estabelecidas pela gestora e distribuir em território definido. Para o presidente da empresa, “os benefícios são muitos, desde a utilização de uma marca reconhecida, o que facilita a aceitação do produto, até uma boa margem de lucro, pois a imagem da Tubaína permite uma prática de preço de venda com posicionamento adequado, com participação direta na valorização da marca. E, com o uso de capacidade fabril já instalada, é possível diluir os custos da operação e de depreciação das instalações”, enumera.
Após o início da distribuição planejada para várias regiões do Brasil, será executado um plano de marketing que irá reforçar a ideia de um produto com fórmula exclusiva, desfazendo a imagem de ser a denominação de uma categoria de refrigerantes.

Confrebras 2011

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), evento promovido pela Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), será realizada de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A Ferráspari irá marcar presença não apenas com os seus produtos, que simbolizam a sua trajetória, mas também com o projeto de relançamento da marca “Tubaína”, que deverá atrair uma gama de fábricas interessadas em reforçar o sistema nacional de gestão e distribuição do refrigerante.

“Como associados e parceiros da Afrebras, faremos parte do evento e convidamos todos os colegas das empresas fabricantes de refrigerantes regionais do Brasil a visitar o nosso estande, pois queremos trocar ideias e apresentar as vantagens do projeto Tubaína. Esse empreendimento trará benefícios para todos aqueles que acreditarem nesse objetivo de tornar a marca Tubaína, que possui mais de 50 anos, em uma legítima representante do refrigerante do Brasil”, resume José Gáspari.

História

A história da empresa começou em 1930, com a produção de doces. Fundada com o nome de Canedese & Cia. por José e Antonio Ferrazzo, a fábrica apoiou, em 1932, a ideia de um dos seus funcionários, o químico italiano Pietro Paccini, a de produzir um refrigerante que tivesse o sabor da bala de tutti-frutti produzida pela própria companhia, chamada Tubaína.

No mesmo ano, a empresa agregou um novo sócio, Armando Gáspari, passou a se chamar Ferrazzo & Cia. e iniciou a produção do refrigerante de guaraná Tubaína, com aroma de tutti-frutti e cor de caramelo. A empresa também garantiu, em 1934, os seus direitos sobre o nome “Turbaína”, o qual passou a utilizar para comercializar seus refrigerantes. Não demorou muito e o novo refresco caiu no gosto da população de Jundiaí e região, tornando-se uma tradição nos almoços de domingo.

A produção inicial de 50 dúzias diárias em garrafas de 300 ml e 600 ml, distribuída em caixas de madeira transportadas por carroças, cresceu rapidamente. A partir de 1946, a fabricante passou a se chamar Indústria de Bebidas Ferráspari Ltda., uma fusão dos sobrenomes dos sócios. A denominação atual, Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, foi oficializada em 1957.

O diretor de produção da Ferráspari, Luiz Gáspari, destaca que a fábrica sempre se notabilizou pela preocupação com a qualidade de seus produtos, desde a escolha dos ingredientes até o treinamento de funcionários. “Não se mantém um produto no mercado por tantos anos sem um controle rigoroso de qualidade. A escolha dos fornecedores dos ingredientes é fundamental”, explica.

Com um amplo e moderno parque industrial, a Ferráspari produz atualmente refrigerantes de oito diferentes sabores (turbaína, turbaína zero, laranja, limão, uva, guaraná com pêssego, guaraná light e abacaxi) em várias embalagens, como as garrafas PET de 2 litros. Além disso, fabrica quatro sabores de xarope da marca Tropical: groselha, morango, uva e guaraná. Produz ainda xaropes para as marcas Carrefour, Cereser e Aro (Makro Atacadista).

Para o presidente da Ferráspari, José Gáspari, o futuro da fábrica pode ser garantido pela força de sua trajetória. “A Ferráspari tem o aval de sua história, conquistou créditos para construir o próprio futuro”, diz.
A capacidade da companhia de se adaptar aos novos tempos é considerada fundamental por Gáspari a fim de que a marca e o sabor da Tubaína cresçam e se perpetuem. “A empresa quer tornar o seu produto nacional. Para isso, tem planos muito bem estruturados e que estão avançando”, conclui.

Confira a reportagem publicada na revista Bebidas e Afins de novembro





 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 
10
mar
 
  Degustação: Guaraná 15, de Jaú (SP)
 
 
 
27
jan
 
  Degustação: Mate Couro Uva, de Belo Horizonte (MG)
 
 
 
CONFIRA TODAS AS DEGUSTAÇÕES
 

 
 
1
 
 
  Onde encontrar Grapette em São Paulo?
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
4
 
 
  Onde encontrar Guaraná Jesus e Cotuba em São Paulo?
 
 
 
5
 
 
  Degustação: Guarapan
 
 
 
 
 
22
ago
 
  Garrafa de Pepsi ganha novas funções nas mãos de Carlinhos Brown
 
 
 
20
ago
 
  Da Tubaína à Taurina
 
 
 
14
ago
 
  Estudante de design cria novo logo e conceito pra marca Dolly. Veja o resultado
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

Tubaínas e Afins participou do programa Rosana Indica, do R7
 
Confira a participação de Thell de Castro, que integra a equipe do portal, no programa comandado por Rosana Hermann
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Tele História | Desenvolvimento: swTH Scuzinet

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |