TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
7
nov
2011
 O retorno da Tubaína
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  



Por décadas, muitos brasileiros se acostumaram a entender o termo “tubaína” como sinônimo de refrigerantes de diversos sabores produzidos por fábricas que atuam em suas respectivas regiões. Contudo, “Tubaína” é, desde 1932, uma marca registrada pela Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, de Jundiaí (SP). Com a proposta de resgatar esse legado, a empresa relança em 2011, com este nome, o seu principal refrigerante de guaraná, com a cor do caramelo e o sabor do tutti-frutti, o que remete ao primeiro produto com o nome “Tubaína”, uma bala criada pela empresa em 1930, quando ainda era uma fábrica de doces e se chamava Canedese & Cia.

Atualmente, a Ferráspari comercializa a “Turbaína” (marca registrada desde 1934) como a representante dessa história. Entretanto, depois de realizar diversos levantamentos junto aos consumidores, constatou que poderia retomar a antiga denominação. “De forma geral, a imagem da Tubaína é muito positiva, uma lembrança favorável que remete a momentos alegres. Há uma disposição dos consumidores em adquirir o produto, que possui características únicas e marcantes de cor e sabor, se o encontrar nos pontos de venda”, destaca o presidente da Ferráspari, José Gáspari.

O projeto de relançamento é ambicioso: um sistema de produção e distribuição composto por diversas fábricas de refrigerantes regionais espalhadas pelo Brasil, coordenadas por um sistema unificado de gestão, que cuidará também do fornecimento da fórmula concentrada e também do marketing do produto. “O pool de empresas vai trabalhar como se fosse uma só companhia. Dessa forma, a Tubaína terá uma só imagem e a mesma qualidade em todo o País, o que irá gerar um refrigerante genuinamente brasileiro”, explica Gáspari.

A Tubaína será comercializada na versão tradicional e em apenas duas variações: Tubaína Zero (sem açúcar) e Tubaína Limão (com adição de limão na fórmula). A comunicação em torno da bebida reforça a ideia de originalidade, com as mensagens “A primeira, a verdadeira” e “Só existe uma desde 1953”, ano em que o processo de registro da marca foi concluído de forma definitiva. O slogan adotado na campanha é “O que é bom é pra sempre!” e, no rótulo, “Viva seus melhores momentos!”, alusivo ao fato de que a Tubaína é geralmente associada a bons momentos com familiares e amigos, especialmente na infância.

As fábricas que aderirem ao sistema proposto pela Ferráspari deverão seguir algumas diretrizes: produzir com concentrado único, usando formato de embalagem e rótulos padronizados, dentro de normas e condições estabelecidas pela gestora e distribuir em território definido. Para o presidente da empresa, “os benefícios são muitos, desde a utilização de uma marca reconhecida, o que facilita a aceitação do produto, até uma boa margem de lucro, pois a imagem da Tubaína permite uma prática de preço de venda com posicionamento adequado, com participação direta na valorização da marca. E, com o uso de capacidade fabril já instalada, é possível diluir os custos da operação e de depreciação das instalações”, enumera.
Após o início da distribuição planejada para várias regiões do Brasil, será executado um plano de marketing que irá reforçar a ideia de um produto com fórmula exclusiva, desfazendo a imagem de ser a denominação de uma categoria de refrigerantes.

Confrebras 2011

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Bebidas (Confrebras), evento promovido pela Associação de Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), será realizada de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A Ferráspari irá marcar presença não apenas com os seus produtos, que simbolizam a sua trajetória, mas também com o projeto de relançamento da marca “Tubaína”, que deverá atrair uma gama de fábricas interessadas em reforçar o sistema nacional de gestão e distribuição do refrigerante.

“Como associados e parceiros da Afrebras, faremos parte do evento e convidamos todos os colegas das empresas fabricantes de refrigerantes regionais do Brasil a visitar o nosso estande, pois queremos trocar ideias e apresentar as vantagens do projeto Tubaína. Esse empreendimento trará benefícios para todos aqueles que acreditarem nesse objetivo de tornar a marca Tubaína, que possui mais de 50 anos, em uma legítima representante do refrigerante do Brasil”, resume José Gáspari.

História

A história da empresa começou em 1930, com a produção de doces. Fundada com o nome de Canedese & Cia. por José e Antonio Ferrazzo, a fábrica apoiou, em 1932, a ideia de um dos seus funcionários, o químico italiano Pietro Paccini, a de produzir um refrigerante que tivesse o sabor da bala de tutti-frutti produzida pela própria companhia, chamada Tubaína.

No mesmo ano, a empresa agregou um novo sócio, Armando Gáspari, passou a se chamar Ferrazzo & Cia. e iniciou a produção do refrigerante de guaraná Tubaína, com aroma de tutti-frutti e cor de caramelo. A empresa também garantiu, em 1934, os seus direitos sobre o nome “Turbaína”, o qual passou a utilizar para comercializar seus refrigerantes. Não demorou muito e o novo refresco caiu no gosto da população de Jundiaí e região, tornando-se uma tradição nos almoços de domingo.

A produção inicial de 50 dúzias diárias em garrafas de 300 ml e 600 ml, distribuída em caixas de madeira transportadas por carroças, cresceu rapidamente. A partir de 1946, a fabricante passou a se chamar Indústria de Bebidas Ferráspari Ltda., uma fusão dos sobrenomes dos sócios. A denominação atual, Ferráspari S/A Indústria e Comércio de Bebidas, foi oficializada em 1957.

O diretor de produção da Ferráspari, Luiz Gáspari, destaca que a fábrica sempre se notabilizou pela preocupação com a qualidade de seus produtos, desde a escolha dos ingredientes até o treinamento de funcionários. “Não se mantém um produto no mercado por tantos anos sem um controle rigoroso de qualidade. A escolha dos fornecedores dos ingredientes é fundamental”, explica.

Com um amplo e moderno parque industrial, a Ferráspari produz atualmente refrigerantes de oito diferentes sabores (turbaína, turbaína zero, laranja, limão, uva, guaraná com pêssego, guaraná light e abacaxi) em várias embalagens, como as garrafas PET de 2 litros. Além disso, fabrica quatro sabores de xarope da marca Tropical: groselha, morango, uva e guaraná. Produz ainda xaropes para as marcas Carrefour, Cereser e Aro (Makro Atacadista).

Para o presidente da Ferráspari, José Gáspari, o futuro da fábrica pode ser garantido pela força de sua trajetória. “A Ferráspari tem o aval de sua história, conquistou créditos para construir o próprio futuro”, diz.
A capacidade da companhia de se adaptar aos novos tempos é considerada fundamental por Gáspari a fim de que a marca e o sabor da Tubaína cresçam e se perpetuem. “A empresa quer tornar o seu produto nacional. Para isso, tem planos muito bem estruturados e que estão avançando”, conclui.

Confira a reportagem publicada na revista Bebidas e Afins de novembro





 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
4
 
 
  Notícia do jornal A Cidade: 'Refrigerantes Don' nasceu no Sumarezinho
 
 
 
5
 
 
  Empresas de refrigerantes da região Sul de Minas registram crescimento acima da média nacional
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |