TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
1
out
2020
 Fábrica Bebidas Biri faz 23 anos e destaca apoio à comunidade, no RS
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  

“Nós sempre buscamos um envolvimento com a comunidade, fazendo parte do dia a dia e participando de ações sociais”, destaca o fundador e diretor da fábrica Bebidas Biri, Jorge Vilmar Tuchtenhagen. Formado em contabilidade, o empresário, de 54 anos, ressalta o compromisso da indústria com a população local e comemora o sucesso da marca, em Pelotas, a cerca de 250 quilômetros de Porto Alegre.

Associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil), a fábrica gaúcha completou 23 anos na última sexta-feira (1) e o diretor destacou, em entrevista ao Portal de Bebidas Brasileiras, a participação ativa da indústria na vida da comunidade em Pelotas. Dona do Guaraná Biri, a empresa atua em mais de 50 cidades no Estado do Rio Grande do Sul e conta com o repertório de mais de 45 produtos.

O começo

Fundada em agosto de 1997, a indústria tomou forma depois de Tuchtenhagen, à época proprietário de escritório contábil, e Celso Edgar Klein, ex-dono de distribuidora, se unirem para fabricar e comercializar seus próprios produtos. Sócios, a dupla de amigos gaúchos reformou o maquinário de uma antiga indústria da cidade que produzia a aguardente Biriba e iniciaram, juntos, a carreira no setor de bebidas.

“No início, produzíamos somente aguardente. Depois, iniciamos a produção de batidas saborizadas alcoólicas”, relembra o diretor. De acordo com ele, a empresa começou a operar e comercializar as bebidas quase seis meses depois da fundação, em janeiro de 1998.

Segundo o executivo, o alto custo tributário imposto sobre as bebidas alcoólicas fez surgir a ideia de investir na produção de refrigerantes, que iniciou em 2001 com o envase somente em garrafas de vidro. Dois anos depois, com a compra de maquinários especiais, a fábrica passou a envasar também em embalagens PET, o que, segundo Tuchtenhagem, dobrou a produção da indústria.



Além de Jorge Tuchtenhagen e Klein, a empresa começou as operações apenas com três colaboradores, contabilizando um total de cinco funcionários. O quinteto, que deu início aos trabalhos da fábrica no final dos anos 1990, hoje faz parte dos mais de 42 colaboradores que atuam na fábrica.

Repertório de produtos

A fábrica Bebidas Biri conta com o mix de 46 produtos. Na linha de refrigerantes, a empresa produz os sabores guaraná, limão, laranja, cola, uva, tutti-frutti e pomelo com opções zero açúcar para alguns sabores. As bebidas são envasadas em embalagens PET de 2 litros, 500ml, 250ml e em garrafas de vidro de 600ml. O carro chefe de vendas é o refrigerante Guaraná Biri, que, conforme explica o diretor, manteve sua formulação original ao longo dos anos.

De acordo com Tuchtenhagen, as Bebidas Biri são fabricadas com extratos de frutas nacionais e regionais, com destaque para as cítricas, que, segundo ele, trazem refrescância durante o consumo. “Estamos sempre atentos ao mercado e ao comportamento de consumo para adiantar novos produtos que sejam mais benéficos e prazerosos aos nossos consumidores”, destaca o executivo de bebidas sobre o refrigerante sabor pomelo, fruta tradicional da Argentina e Uruguai, que é produzido pela fábrica desde 2015.

Em 2017, a fábrica fortaleceu a produção da linha de Refrigerantes Biri ZERO açúcar, inovando na roupagem de toda a linha, além de iniciar o envase das bebidas em latas de 350ml.

“A Biri prima muito pela qualidade de seus produtos, levando muito sabor à cada um deles. Com ingredientes selecionados e padronizados, buscamos proporcionar uma experiência de consumo saborosa”, destaca o diretor, descrevendo o cuidado e dedicação na fabricação das bebidas. A indústria também produz sucos e energéticos.

Investimentos

Tuchtenhagen afirma que a fábrica está em constante aprimoramento de estrutura física e maquinário, modernizando as linhas de produção e ampliando a capacidade de estoque. De acordo com ele, um dos maiores investimentos em mais de 20 anos da empresa foi a implementação da primeira mini usina de micro geração de energia solar da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Em setembro de 2019, a instalação de 681 placas de energia solar nos telhados da fábrica tornaram a empresa autossustentável em geração de energia. O investimento, noticiado no Portal de Bebidas Brasileiras, foi feito com o capital da própria indústria Bebidas Biri e o valor girou em torno de 800 mil reais, com retorno previsto para 6 anos.

A direção da empresa assevera que o investimento em melhorias é constante, tanto em relação à manutenção da estrutura física, adequação à normas de qualidade e atualização de maquinários quanto nos constantes aperfeiçoamentos de seu processo produtivo.

‘Compretimento com a comunidade’

“A Biri sempre busca um envolvimento com a comunidade, fazendo parte do dia-a-dia, apoiando o público estudantil em formação e participando de iniciativas sociais e de ações socioambientais”, destaca Tuchtenhagen. Segundo o ele, desde o início da trajetória, no fim dos anos 1990, a indústria busca colaborar com a população local, desde o apoio estrutural a ações e políticas públicas à bonificação de produtos para festas de comunidade e instituições filantrópicas.

O executivo de bebidas ressalta que a empresa também colabora com instituições de tratamento de dependentes químicos, auxiliando famílias e pacientes em tratamento intensivos. Segundo ele, a empresa também é Amiga do Hemocentro e promove ações auxiliando no incentivo à doação de sangue desde 2015, além de apoiar outras iniciativas locais e regionais.

O empresário diz acreditar ser difícil mensurar a quantia de pessoas beneficiadas com esforços da fábrica, pois, segundo ele, a indústria busca diversificar as doações para ajudar as mais diversas ações e instituições.

“Nós buscamos entregar produtos de qualidade e promover o bem estar aos nossos funcionários, clientes e parceiros de negócio. Nos baseamos na ética e comprometimento com a comunidade para estar presente no dia a dia dos consumidores”, ressalta Tuchtenhagen.

 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Bar, Bebida e Propaganda: Refrigerantes que você nunca vai beber no Brasil…
 
 
 
4
 
 
  Barcelona renova patrocínio com marca de refrigerantes do Peru
 
 
 
5
 
 
  Clube Refri, um site de assinatura de refrigerantes
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |