TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
9
set
2010
 Deu no Diário de Pernambuco: Coca-Cola aposta em embalagem reciclável
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  

Matéria de Micheline Batista publicada no site do Diário de Pernambuco

Uma garrafa PET ecológica, produzida com 30% de insumos de cana-de-açúcar. É dessa forma que a Coca-Cola sinaliza para o mundo que está em busca de uma embalagem 100% reciclável. A PlanBottle, importada da Índia, está sendo utilizada no engarrafamento do refrigerante de 500 mililitros produzido na fábrica localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape. Na prática, ela diminui em até 25% as emissões de dióxido de carbono (CO2) ao reduzir o uso do petróleo como matéria-prima.

"Por sermos líderes, nosso papel é provocar, mesmo pagando muito mais caro por essa garrafa. O que queremos é estimular a produção local da PET ecológica", diz o diretor de Marketing da Coca-Cola Guararapes, Sérgio Vieira. Segundo ele, a PlanBottle é o primeiro passo para termos uma garrafa 100% reciclável. A produção no Brasil iria reduzir custos e disseminar a cultura das embalagens ecológicas. As garrafas de 500 ml equivalem a 25% de toda a produção da Coca-Cola Guararapes. A fábrica de Suape possui 3,2 mil colaboradores e atende a 61 mil pontos de venda do norte da Bahia à Paraíba.

A PlanBottle já vem sendo utilizada nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá. Na América Latina, o primeiro país a adotar a novidade é o Brasil. Além da fábrica de Suape, outras plantas franqueadas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão adotando a PET ecológica. A troca integral está prevista para ocorrer até 2014. Já este ano, estima-se que a produção das garrafas vai resultar na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo, a matéria-prima do PET.

O novo vasilhame é idêntico ao tradicional, sendo que a única coisa que a diferencia das demais é um selo impresso no rótulo. Lançada em 2009, a embalagem de 500 ml foi feita para ser consumida individualmente. Será que muda o sabor? Claro que não. A PlanBottle não muda as propriedades químicas da bebida, não altera cor, peso ou aparência em relação à PET tradicional. Além de ser 100% reciclável.

O processo de produção da PlanBottle envolve a fabricação do plástico PET a partir da reação química de dois componentes - MEG (monoetileno glicol), responsável por 30% do seu peso; e PTA (ácido politereftálico), responsável pelos 70% restantes. O lançamento da garrafa ocorre seguindo o espírito da Viva Positivamente, plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Company, e da campanha "Consumo consciente de embalagens", do Ministério do Meio Ambiente.

A plataforma Viva Positivamente foi criada em 1998, reunindo princípios, valores e definindo áreas de atuação prioritárias para garantir o avanço sustentável das operações da companhia. No campo das embalagens, a plataforma possibilitou a redução de peso entre 8% e 26% das garrafas PET, latas e embalagens de vidro. A garrafa KS Ultra, por exemplo, utiliza 25% menos vidro em seu processo de fabricação. Com menos vidro, a embalagem fica três centímetros menor e 100 gramas mais leve. Na logística, isso significa menos peso nos caminhões, menos espaço ocupado no estoque e maior resistência às quedas. Outra atitude inovadora da Coca-Cola foi reduzir a altura da tampa e do bocal das garrafas PET, possibilitando o uso de uma minitampa que também diminui o consumo da resina derivada de petróleo.

Link original: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/09/08/economia9_0.asp

 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Clube Refri, um site de assinatura de refrigerantes
 
 
 
4
 
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
5
 
 
  Empresas de refrigerantes da região Sul de Minas registram crescimento acima da média nacional
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |